BROMELIACEAE

Pitcairnia decidua L.B.Sm.

Como citar:

Miguel d'Avila de Moraes; Tainan Messina. 2012. Pitcairnia decidua (BROMELIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

46.667,243 Km2

AOO:

152,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente nos Estados de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro (Martinelli et al. 2008; Forzza et al., 2012). Possui registros nos Corredores de Biodiversidade Central e Serra do Mar da Mata Atlântica (Martinelli et al. 2008). Foi encontrada em áreas de Mata Atlântica e Campos de Altitude entre 1000 e 1900 m (Versieux, 2005; Lima, 2008). Em alguns lugares que constam registros também ocorre P. flammea e P. nortefluminense, o que pode esta gerando erro de determinação e ampliando sua área de ocorrência (Forzza com. pess.).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes
Revisor: Tainan Messina
Critério: B2ab(ii,iii,iv,v)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Pitcairnia decidua</i> é endêmica do Brasil e ocorre nos Estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Apesar de ter ampla distribuição (EOO=40.142,30 km²), ocupa uma área (AOO) restrita de apenas 136 km². <i>P. decidua</i> é rupícola, saxícola ou terrestre, heliófila, e ocorre nos afloramentos rochosos e formações campestres das áreas altas (1.000 a 1.900 m de altitude). Muitas subpopulações de <i>P. decidua</i> desapareceram após a incidência de severas queimadas na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Acredita-se que, fora das unidades de conservação (SNUC) a situação de ameaça seja ainda pior. Assim, foram identificadas duas situações de ameaça distintas, classificando a espécie como "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Foi descrita na obra Arq. Bot. Estado São Paulo 1: 110 (1943), por L.B. Smith. A espécie se aproxima bastante de P. flammea podendo ser facilmente confundida, porém distingue-se desta por apresentar folhas decíduas, escapo mais desenvolvido com brácteas superiores não foliáceas e ovário súpero, enquanto P. flammea as folhas são persistentes, o escapo é menos desenvolvido com brácteas foliáceas e o ovário semi-ínfero (Forzza, 1997). A posição do ovário deste táxon parece sofrer variações, sendo necessárias a observação de outras características para uma melhor delimitação desta espécie (Lima 2008), apesar de sua obvia afinidade com outras espécies deste gênero, como P. carinata e P. curvidens (Lima, 2008). Forzza (com. pess.) afirma que este táxon ainda apresenta circunscrição duvidosa.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Cerrado
Fitofisionomia: Formações Campestres e Vegetação sobre Afloramentos Rochosos (Martinelli et al. 2009; Forzza et al., 2011). Campos de Altitude (Forzza et al., 2011).
Habitats: 4.7 Subtropical/Tropical High Altitude, 6 Rocky Areas [e.g. inland cliffs, mountain peaks]
Detalhes: Espécie heliófila, rupícola, saxícola ou terrestre, foi registrada com flores entre os meses de fevereiro e junho (Versieux, 2005), com um único registro de floração para o mês de setembro (Lima, 2008). A espécie representa um endemismo restrito das formações de altitude (Campos de Altitude) e Afloramentos Rochosos dos Estados de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro (Versieux, 2005; Lima, 2008; Martinelli et al., 2009).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.7 Fire
Paula (1998) apud Versieux (2005) e Lima (2008), verificaram que muitas subpopulações de P. decidua desapareceram após a incidência de severas queimadas na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, MG. Segundo esse autor, a espécie demanda medidas de manejo especificas adequadas à conservação efetiva desta espécie.

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Espirito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
Ação Situação
3.8 Conservation measures on going
Foi considerada por Versieux (2005) como "Vulnerável" (VU) para o Estado de MG; Paula (1998) considerou inicialmente P. decidua como "Menos preocupante" (LC), entretanto, devido às ameaças oriundas de incêndios intensos na região da Serra do Brigadeiro, o mesmo autor sugere que a espécie seja categorizada com "Quase ameaçada" (NT).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie foi registrada no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (MG), Parque Nacional do Caparaó (MG, ES), Parque Estadual do Forno Grande (ES), Parque Estadual da Pedra Azul (ES), Parque Estadual do Desengano (RJ) (Caiafa, 2002; Caiafa; Silva 2002; Versieux 2005; Lima 2008; CNCFlora, 2011).